Projectos recentes

 

Clique para ampliar

 

 

 Desenvolvemos um Driver para o Orbitron comandar 2 Rotores de TV  para
seguir Satélites LEO ( CubSats NOOAs OSCARES etc).
 O sistema facilita e rentabiliza os contactos horizonte a horizonte. Todo o
material, incluindo rotores, circuitos impressos, mastro e tripé não deve
ultrapassar os 400 Euros. Apenas será preciso alguma paciência para instalar
 um KIT e fazer uma pequena alteração interna no rotor dos azimutes.
Na página do projecto, explicamos como foi desenvolvido.
Na página da versão KIT mostramos o desenvolvimento das placas PCB
 

 

 

 

Sistema que utilizo para o comando remoto do Transceptor de VHF da Kenwood - TM-271E
Para quem tem o Schack numa cave é a solução...
Pode ler o desenvolvimento desta ideia no separador de Artigos.
 
  

 

 

 

 

Antena cruzada VHF/UHF para uma Estação Transportável de Satélite com um Tripé equipado com 2 rotores MASTERROTOR 747 comandados automaticamente com o Driver   BB_TRACKER que desenvolvemos para o Orbitron.

 

 

 

Construcção e projecto de um Pay-Load para ser transportado por um Balão
 Estratosférico com o nome de ATECA.
O equipamento é constituído por um Raspberry-PI que transmite APRS em 144.800 MHz enviando: Corrdenadas, Altitude, Velocidade, Pressão atmosférica, Temperatura interior, Temperatura exterior, Estado das baterias e a densidade de raios Gama com a altitude,cujos dados são guardados numa base de dados mySQL do RASPI.
Transmite também em fonia a altitude a que se encontra o Balão e se ele vai a subir ou a descer. O sistema tira também fotos coloridas de alta resolução que são guardas num arquivo mas transmite-as préviamente para terra em SSTV.
Tudo é processado por apenas um RaspBerryPi incluindo a geração da RF em 144.800 MHz que é filtrada e amplificada por um GALI 84 com saída de 200mW
O trajecto ficará registado em tempo real no aprs.fi.

Este Pay Load vai intergrar o Lançamento do Balão ATECA-2 do GRC previsto para 2021 ou 2022.

 

 

 

 

 
Por sugestão do Amarante CT1XV, pusemos 2 Raspberry_Pi a emitir (DATV) Televisão Digital de Amador em 437,5 Mhz no modo DVBS (QPSK).
Usamos o programa RPIDATV do Evariste F5OEO, baixado do GiHub.

Para receber a Televisão digital usei um PC ACER portátil com LINUX instalado e uma Dongle RTL_SDR DVBT,DAB,FM numa porta USB. Através da linha de comandos do Linux instalámos o programa de recepção Leandvb que colocou a Dongle a receber DATV (DVBS)  em 437,5MHz !! Pensávamos que a Dongle não recebia DVBS mas, afinal aceita bem os comandos do Leandvb. A configuração óptima foi com uma FEC de 1/2 e um Symbol Rate = 650 KSy/s. Para escarrapachar as imagens de TV digital no monitor do PC foi usado o Mediaplayer.

 Veja aqui as instrucções.
Para mais informações contactem-me ... 1 abraço e 73
 
Primeiros testes de recepção sem saber onde andava Marte !
Com o lançamento pela NASA da sonda PARKER com destino ao Sol decidimos, eu e o CT1XV, tentar recebê-la em 8,4 GHz.
Adquirimos uma antena de 1,2 m, fizémos uma "trempe" para a suportar, realizamos dois Feeds do tipo Chaparral e IMU,e  construímos pré amplificadores de baixo ruído
.
Depois de muito estudo, ensaios e tentativas de recepção, começamos a verificar que o ganho da antena era pequeno para a PARKER e com apenas 1,2m de diâmetro só receberíamos sinais com intensidade de campo melhores que -120dBm. Só receberemos a MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) e a STEREOA que acompanha a Terra à frente na orbita de translacção em torno do Sol.
Não devemos receber mais nada para além destas sondas. Até agora, ainda não recebemos nada
. Temos QTHs separados e conciliar os fielday com o tempo claro, sem frio, com a passagem das sondas quando elas estão realmente a transmitir.  TEM SIDO COMPLICADO!!!! mas continuamos a divertir-nos a aprender e a fazer coisas, porque afinal é esse o objectivo primário, porque o secundário é ter uma motivação e uma direcção neste caso :" Receber Sondas Espaciais"
 
Aqui as latinhas que construímos
.

 

 

 Na sequência do projecto DSN referido anteriormente e na tentativa infrutífera até agora de receber algumas sondas espaciais com a parábola de 1,2 m de diâmetro, verificamos que as melhores passagens ocorrem durante o dia, altura em que não não conseguimos apontar a antena, porque não vemos os objectos do espaço como Marte Saturno Jupiter etc. E claro está que as sondas não se vêm nem de noite e até nem com Telescópios!
 Foi então que decidi fazer o projecto de um Tracker com o ARDUINO DUE destinado a orientar a antena automáticamente para seguir as sondas.
O sistema utiliza os dados de posicionamento dos objectos espaciais tirados das Ephemeris do Site Horizons da NASA.
O projecto e a descrição estão do Aqui no GUITHUB 
.
Agora estamos a estudar o sitema mecânico dos rotores de Azimute e Elevação a construir.
Sugiram ideias e opiniões para ct4bb(at)ct4bb.com.
73
 

© Copyright  by Carlos Miranda @ www.ct4bb.com