ESCALADA EM PORTUGAL
SINTRA - Serra de Sintra (Penedo da Amizade)
Link das vias no fim da página


Sintra é uma cidade antiga e fidalga a 30 Km de Lisboa. Na região existem florestas jardins e castelos onde os nossos reis passavam os fins de semana.
Todos os anos, aumenta o número de turistas que visitam este local já mundialmente famoso.

A Serra está próxima ao mar e as paredes de escalar estão orientadas a Oeste, o que é bom para as tardes de Verão ou de Inverno.
O penedo norte que é outro sector, está orientado a Noroeste e é mais frio no Inverno.
Sintra, é por si, uma escola de escalada fria durante o ano mas é agradável no Verão.
Devido à altura, avista-se o horizonte do mar. O sol põe-se tarde no Verão e pode-se escalar até às 20:00 horas sempre com dia !   Se decidir escalar no Inverno, vá da parte da tarde e em dias de sol ! Em quase todas manhãs de Inverno, há nevoeiro no cume da Serra .



Como ir para lá:

Se estiver instalado em Lisboa , o melhor meio de transporte é o comboio que parte da estação do Rossio. O Rossio é precisamente o centro da cidade de Lisboa.
Se tomar um taxi, de qualquer ponto da cidade, pagará entre 350 e 500 escudos.


 




Sintra situa-se no topo do mapa. A zona de escalada fica a cerca de 3Km subindo a Serra.

A distância entre Lisboa e Sintra é cerca de 35 Km.  
 Não deve ir de taxi de Lisboa a Sintra !
A viagem de comboio dura cerca meia hora e a estação de Sintra é a última ; não há que enganar.
Ao passar na estação do Rossio compre umas Bifanas no restaurante " BEIRA GARE" mesmo em frente da porta da estação.   Serão o seu almoço na Serra.







Chegando à estação de Sintra terá de aminhar 1Km até ao centro da Cidade. Se vai em transporte pessoal, pode estacionar no parque em frente ao Palácio Nacional que se vê na foto .
Anyes de partir para a serra, não se esqueça da bica/cimbalino na Piriquita e prove a especialidade conhecida por Travesseiro. Vai-lhe dar energia para os 7a/s ...
Se não tiver carro, arranque com a mochila às costas, siga a caminho da serra por mais 1Km.   A estrada a seguir, parte do centro de Sintra em direcção ao poente - para Colares/Cascais.
Ao chegar ao primeiro cruzamento, há uma sinalização indicando Colares para a direita e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros , Convento dos Capuchos para a esquerda. Vire à esquerda.
As vias estão na zona do Castelo dos Mouros, na penedia em volta.
Uns 20 metros depois, no segundo cruzamento, vire à direita - na curva apertada em subida - seguindo a sinalização dos monumentos.
Após 800 metros de percurso, encontra o portão verde do parque .    Entre pelo portão e ande uns 100 metros pelo caminho de terra batida até encontrar do lado direito, a escadaria que conduz ao Castelo dos Mouros.    No topo da escadaria encontram-se algumas vias ( Ver a página orientativa das vias ).   Procure dialogar com outros colegas que estão sempre por lá. Pergunte-lhes onde se econtram os sectores.
Em caso de ter "carro", siga até portão do parque percorrendo mesmo trajecto indicado. Há um bom espaço para estacionar antes da curva do portão. Ver mapa croquis.






Estadia

Não é permitido acampar em Sintra por se tratar de uma zona florestal protegida.
De qualquer forma, se pretende ficar por perto, pode contactar a estalagem de Sta. Eufémia que é o tipo de residêncial ideal para juventude e fica perto do parque da Pena.  Os preços são bons.   Em Sintra também há onde ficar mas terá de escolher de acordo com as disponibilidades.
Para acampar há ainda a possibilidade de contactar os responsáveis pelo parque e pedir autorização por uma ou duas noites.



Tipo de rocha

A rocha é de granito puro, ideal para a escalada de aderência.  Há






Acesso às vias

Há alguma dificuldade em subir os 205 degraus até às primeiras vias. Quando contar 205 degraus fica precisamente em frente da via "Solar - grau IV". As outras terão de ser procuradas com paciência. O penedo norte é acessível através de um carreiro pelo topo da falésia.
Para se iniciarem as vias do Penedo Norte é necessário rapelar, desse carreiro para baixo, uma vez que o acesso pela floresta do sopé do monte é muito difícil.


Característica das vias

A maior parte das vias estão equipadas.   As vias não equipadas, têm fácil acesso para montagem do Top que estão bem equipados. Pode-se assim escalar em Top-rope.
As vias são cerca de 38, com níveis entre o III  e o   7c   com alturas entre 10 e 50 metros.




Clique aqui para o croquis panorâmico das vias

Escalando ao pôr do Sol


 

 

| Home | | Indice | | Dicas para iniciados| | Mapa de Portugal com locais|  | Links |

Paginas desenhadas e mantidas por Carlos Miranda .Todos os direitos reservados @ct4bb.com

 

1