ESCALADA EM PORTUGAL
Nossa Senhora do Salto
Identificação das vias no fim desta página

A Nossa Senhora do Salto é uma garganta no vale do rio Sousa onde existe uma capela e um Santuário. Situa-se nos arredores do Porto no Concelho de Paredes junto ao lugar de Recarei.
É um daqueles locais típicos das serras do Norte de Portugal.
A paisagem é deslumbrante ao longo do vale do rio Sousa . As falésias de escalada situam-se em ambas as margens do rio formando uma enorme garganta a jusante da ponte ( ver croquis).
Há grandes possibilidades de abrir novas vias dado que a garganta se prolonga por cerca de 1 Kilómetro.

Como ir para lá :

A partir do Porto deve seguir em direcção a Penafiel pela auto-estrada A4. Depois em Valongo sair em Campo/Recarei tomando a estrada para Penafiel. Virando pouco depois à direita para Recarei, siga sempre o vale do rio Sousa e, pouco antes de Aguiar de Sousa tome um estradão à esquerda descendo até à capela.
Chegando à ponte utilize os croquis para identificar as falésias onde se encontram as vias,
Pode lá chegar também por comboio (Estação de Recarei) ou então as Camionetas para Aguiar de Sousa que partem do Porto.

Estadia

Não é permitido acampar livremente na zona . Se pretende ficar durante alguns dias pode arranjar uma pensão ou estalagem em Recarei e eventualmente em Aguiar de Sousa.
Como a cidade do Porto não é muito distante, pode ser uma boa alternativa ficar por lá e gozar a vida nocturna da cidade.

Tipo de rocha

A rocha é de xisto, rica em "regletes". Há 3 falésias com vias entre os 20 e os 100 metros todas parcialmente equipadas . Nem todas as reuniões estão por isso equipadas. Só o sector B ( Suaves Prestações ) é que está equipado nas reuniões e tem 100 metros de comprimento.

Vias

As vias têm graus entre 4c e 7a ( U.K Grading System) exigindo alguma técnica de escalada artificial num ou noutro troço. É necessário utilizar Entaladores, Camalots ou Friends para se fazer uma ascensão segura.
As vias não são recomendada a iniciados .

Para a identificação das vias clique AQUI

| Home | | Indice | | Dicas para iniciados| | Mapa de Portugal com locais|  | Links |