ESCALADA EM PORTUGAL

Área da REDINHA - A 13 Km de Pombal

Há 3 Zonas de escalada na Redinha:
Nossa Senhora da Estrela na Serra do Sicó,  Vale de Poios   e  as  Buracas do Cagimil
( Link dos Topos em baixo )

Como ir para a área da Redinha :

Tomando a auto-estrada Lisboa Porto,  sai  no desvio para Pombal .

Detail access map

Em Pombal apanhas a estrada Nacional N1 que antigamente fazia a ligação pricipal Lisboa Porto. Se seguires de Pombal para o norte em direcção a Coimbra, percorre apenas 10 Km a partir de Pombal e reduz a velocidade para 50 Km/h, junto à Bomba da GALP que se encontra do lado esquerdo . Aí a  uns 100 metros à frente, do lado direito, verás  o letreiro indicando o desvio para a Redinha.
Para ires  para as Buracas do Cagimil
Não vires para a Redinha segue em frente até a Arrifana, vira para o Peixeiro e Furadouro. Mais adiante fica o Cagimil onde estão os Sectores : Vaca Voadora e  Eldorado
Para ires  para a Srª da Estrela na serra do Sicó:
Vira para a Redinha  e atravessa a povoação. Cuidado com a travessia da ponte com semáforos, onde passa uma viatura de cada vez. À frente, na rotunda, vira para a direita em direcção a Poios. Depois de percorrer cerca de 1Km, verás um letreiro do lado esquerdo indicando "Poios". Vira para Poios e vai sempre em frente atravessando a aldeia de Poios. Deste local avista-se já o topo da serra do Sicó com o aspecto panorâmico mostrado na foto em baixo. Segue até à Capela de Nossa Senhora da Estrela e ,aqui, estás  já no sector da Capela. Os Sectores da Senhora da Estrela são : Fendilhona, Caveira, Camisola, Parque, Árvore, Bivaque do Caracol  e Capela
As vias encontram-se na falésia do lado esquerdo da estrada. Há quem diga que estas  são as vias ideais, porque se pode dar segurança de dentro do carro ! ...
Para ir para Vale de Poios:
Chegando a Poios,  tomas o acesso do vale e darás com os 5 sectores : Ponta do Vale, Manos, Micro-ondas, Sombra, Cabras

Course to Sicó

Dormidas

Pode-se acampar no monte junto às vias . Procura conservar os locaisl limpos ou, então, é melhor ires  para um hotel em Pombal ou em Coimbra .
De manhã ou ao pôr do sol,  pode-se  tomar uma banhoca no rio junto à ponte da Redinha. Há um caminho estreito ao lado do rio que vai até à  catarata .
Durante as noites de Verão tem cuidado com os mosquitos ; são milhares, saídos das cavernas da rocha e deves usar um repelente.
Se chover, as próprias paredes têm pequenas grutas de abrigo.
Para comer, há um restaurante atrás da falésia da Nossa senhora de Estrela a cerca de 200 metros que está aberto até às duas da manhã durante o fim de semana.
Durante a semana leva comida ou então, podes  ir a Poios ou à Redinha almoçar ou jantar.

Tipo de rocha

A rocha é do tipo calcário cinzento muito duro e  rico em buracos para aplicação de dedos.

Características das vias

As vias têm entre 15 e  25 metros de altura.   Os níveis situam-se entre o III e o 8a e estão bem equipadas .

Topo guia da Srª da Estrela
Topo  guia   -  Vale de Poios
Topo guia    - Buracas do Cagimil

| Home | | Index | | Acerca de nós| | Escuteiros | | Dicas para iniciados | | Mapa de Portugal com locais| | Links |