ESCALADA EM PORTUGAL
OUTROS LOCAIS

BREJO - Próximo da Pampilhosa da Serra   a 80 Km de Coimbra

O Brejo situa-se na zona da Serra da Estrela a uns 10 Kilómetros da Vila de Pampilhosa da Serra.
No Brejo de Cima, as vias não estão equipadas, são apenas quatro e destinam-se a passar o tempo localmente. Os tops são de fácil acesso e montagem. As vias são fáceis e têm cerca de 10 metros, à excepção da última que deve andar pelo 6a e terá 12 metros.
Não se justifica uma deslocação propositada a este local para escalae mas se estiver pela Barragem de santa Luzia na piscina ou na Pousada do Casal da Lapa, pode dar uma saltada aqui, porque são apenas 2 Km.
Porém na Barragem existe o penedo com cerca de 200 metros onde se podem criar algumas vias . Os Franceses têm andado por lá.
Para deslocar-se ao Brejo, convirá ir primeiramente até à Pampilhosa da Serra e depois tomar a estrada que vai para Castelo Branco. Nesta estrada, deve percorrer cerca de 7 kilómetros até ao desvio para a Barragem de Santa Luzia. Após viajar uns 3 Km em direcção à barragem, chega a um cruzamento na Relvinha, onde não há casas e onde deve tomar o desvio à direita que diz Brejo de Cima. Siga por aqui devagar, uns 800 metros até à curva do cemitério. Aqui há um caminho de terra batida do lado direito, com cerca de 200 metros de comprimento e um largo ao fundo, onde pode estacionar o carro. Pode também deixar o carro no largo em frente ao cemitério. No fim do caminho desça uns 10 metros na encosta e encontrará as paredes da foto.

Fajão - a 18 Km da Pampilhosa da Serra

As vias de Fajão estão bem equipadas pelos escaladores da região - Pedro Pimentel e Tiago Martinho.
São cerca de 10 vias em granito sólido com grau de dificuldade entre IV e 7a . Algumas vias têm os topos acessíveis para a escalada em top rope. Justifica-se um passeio até esta região para fazer umas escaladas nestas vias, algumas delas muito interessantes em termos de técnica.

Para se deslocar a Fajão, deve ir até à Pampilhosa da Serra, saindo da Autoestrada Lisboa Porto em Pombal e, tomando a IC 8 em direcção a Castelo Branco. Alguns 80Km depois encontrará o desvio para a Pampilhosa da Serra. Pode também vir por Coimbra pela Serra da Lousã . Ou, ainda, de Coimbra até Condeixa e seguir até Pombal para apanhar a IC 8 para Castelo Branco.

Na Pampilhosa da Serra, tome a estrada que em direcção a Coimbra, e a uns 8Km chega à povoação de Moradias. Aqui, vire no cruzamento para o " Soeirinho" .
( ( Quem vem de Coimbra em direcção à Pampilhosa da Serra, pode virar logo em Moradias para o Soeirinho. Não precisa de ir até Pampilhosa ! )
Chegando ao Soeirinho, siga em frente pela estrada principal.Existe um letreiro numa pedra no chão que indica a direcção de " Fajão ". Siga uns 12 Kilómetros pela montanha em estrada de alcatrão até chegar ao primeiro letreiro de desvio para o Ceroquinho. Vire para o Ceroquinho e ao passar pelo segundo letreiro de Ceroquinho não vire e siga em frente até chegar ao letreiro mostrado na foto " TURISMO RURAL"
O monte do Ceroquinho avista-se de imediato e no cabeço em granito à vista se encontram montadas as vias.

Siga a estrada de terra batida até à falésia .
Procure o atalho na mata até às vias, cuja equipagem reluzente é bem visível. Aguardamos o Guia das vias .

| Home | | Indice | | Dicas para iniciados| | Mapa de Portugal com locais| | Links |