ESCALADA EM PORTUGAL

NOIVA - Cabo da Roca perto de Sintra

Partindo de Sintra para Colares em direcção ao Cabo da Roca atingiremos o restaurante - Refugio da Roca situado na Azoia.

O penedo da Noiva é junto ao Cabo da Roca no canto superior esquerdo do mapa

Continuando em frente, veremos um outro letreiro indicando URSA. Vire aqui pelo caminho e cuidado com os calhaus que batem no fundo das viaturas baixas. Siga até ao terreiro que é o local de onde se avistam os blocos da foto.
Agora, resta descer a falésia até à praia e lá em baixo, caminhar até ao rochedo.

O penedo sinalizado é onde se encontra a via da Noiva. É uma via não equipada e as reuniões devem também ser realizadas com entaladores e friends.  Aconselhamos a escalar com alguém que conheça nomedamente instrutores de escalada .( Ver página dos links Vertical/GMES - José Maria ).

O José Maria recomenda:
A via normal do Penedo da Noiva é mais ou menos evidente (tanto quanto são as vias de escalada clássica). Equipado, está o relais antes do último largo (a única placa da via) e o seu top.
O rappel de saída não segue o percurso da via normal e está muito mal equipado.
O acesso ao Penedo é sempre possível, embora em dias de mar agitado se arrisque a levar uma banhoca no início do primeiro largo.
Atenção que, em princípio, o Parque Natural não aprova a prática de escalada naquelas paragens. Sê discreto.
Existe um carreiro(?) que começa no planalto fronteiro ao calhau e que o leva à base do mesmo. Não é propriamente uma autoestrada mas dá para o gasto. Se se acercar da água e olhar para a direita, encontra um diedro escuro por onde começa a via. Depois basta percorrer uma fenda/rampa que circunda todo aquele grande "poço" até cruzar uma aresta que dá acesso à placa final. Esta placa leva-o a um pequeno jardim.
Para chegar deste jardim ao topo do calhau há que trepar ainda um pequeno lance de rocha muito descomposto. É uma das zonas mais perigosas da via, e não tem qualquer tipo de equipamento. Ao longo da via vai encontrar alguns pitons do tempo da Maria Cachucha.
Se quiser, o único topo guia que eu vi com esta via peça por mail ao Luis Madeira (lmadeira@aeiou.pt).
Esta escalada é tão fácil quanto perigosa. A rocha está muito descomposta e não há equipamento desportivo.
A descida faz-se pela face virada para o planalto, seguindo-se uma pequena crista para aceder de um rappel ao outro.

Plano de ataque ...

Tenham uma boa diversão naqueles 120 metros !

| Home | | Indice | | Dicas para iniciados| | Mapa de Portugal com locais|  | Links |